quinta-feira, 10 de abril de 2014

O que é EaD?


UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

CENTRO DE EDUCAÇAO - CEDUC

CURSO DE PEDAGOGIA


DISCIPLINA: TIC's Aplicada a Educação
PROF.ª MSc. TERESA KÁTIA ALVES DE ALBUQUERQUE
ACADÊMICO (A):

O que é EaD?



Conceito 1:
EaD é a sigla para Educação a Distância. É uma forma de ensino/aprendizagem mediados por tecnologias que permitem que o professor e o aluno estejam em ambientes físicos diferentes.
EaD possibilita que o aluno crie seu próprio horário para estudar pois geralmente as aulas são ministradas pela internet, e o aluno apenas comparece a instituição de ensino para realizar as provas. Nessa modalidade o aluno acompanha a matéria através de mídias como televisão, vídeo, CD-ROM, telefone celular, iPod, notebook etc.”
Referência:


Conceito 2:
De acordo com a legislação educacional brasileira, "educação a distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação."(definição que consta no Decreto n. 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, que regulamenta o art. 80 da LDB lei n. 9.394/96.).”

Referência:
O que é educação à distância (EAD)? Encontrado em:http://www.mundovestibular.com.br/articles/4958/1/O-que-e-educacao-a-distancia-EAD/Paacutegina1.html

Conceito 3:
O Ensino de Educação a Distância- EaD, trata-se de uma nova alternativa que dá a oportunidade para que pessoas ingressem na graduação e tenham a possibilidade de, ele próprio, fazer seus horários de estudos, tendo horários flexíveis.
Vale ressaltar que a elevação da modalidade de ensino a distância deve-se, principalmente, ao avanço tecnológico que, por sua vez, ajudam a interação entre aluno e professor, que em ambientes diferentes, mantem uma relação que possibilita o bom desenvolvimento do curso. “Esta relação ocorre com a ajuda de ferramentas online, que são disponibilizadas no portal da Instituição de EAD escolhida.”

De acordo com FERREIRA (2000),
a EAD se apresenta na esfera pedagógica como mais uma opção metodológica, que traz consigo um a série de características que impõem a necessidade de novas aprendizagens por parte de quem vai utilizá-la (planejamento, desenvolvimento e avaliação), pois do que se trata é de compreender um novo processo de ensino-aprendizagem.”

Referências:
http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/revis/Especial/Final/art11_22e.pdf
Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p.166–181, ago 2006 ISSN: 1676-2584 170



Nenhum comentário:

Postar um comentário