terça-feira, 29 de abril de 2014

Atividade 6 – Recursos digitais on-line


Recursos digitais on-line




Partindo da aplicabilidade das tecnologias e mídias na educação, o Portal Portas Curtas é uma ferramenta importantíssima, dispondo de conteúdos que certamente se aplicam em sala de aula.
Ao navegar e conhecer o portal, deleitei-me no Acervo Pedagógico, que contém um material riquíssimo nos diversos gêneros, nas diversas áreas e níveis de ensino.
Para utilização em sala de aula, escolhi o curta metragem Minhocas, que traz a seguinte reflexão: “Quando a criança está pronta para perguntar, os adultos podem não estar preparados para responder. O dilema do questionamento, enfrentado por pais e filhos, é o assunto dessa família de minhocas, na qual o Júnior está crescendo e ainda não conseguiu do pai, da mãe e do avô nenhuma resposta convincente para uma questão que não pára de intrigá-lo: por que é proibido cavar para cima?”
É como ressalta Rubens Alves.

“Se você reparar, as crianças fazem perguntas incríveis para conhecer melhor o mundo. Uma delas é: ""Quem inventou as palavras?"". Há outras boas: ""Gato podia chamar cavalo e cavalo chamar gato? Por que canteiro chama canteiro? Devia chamar planteiro, que é onde ficam as plantas! Por que a chuva cai aos pinguinhos e não toda de uma vez? Se na Arca de Noé havia leões, por que eles não comeram os cabritos?"" E por aí vai. Elas estão fazendo perguntas interessantes, mas as respostas não se encontram nos programas.”
Confira as informações do curta:

Ficha Completa
Minhocas
Gênero Animação
Diretor Paolo Conti
Ano 2006
Duração 15 min
Cor Colorido
País Brasil
Aplicabilidades:

» Disciplinas: Artes, Ciências

» Temas Transversais: Psicologia

» Faixa Etária: Todas as idades

» Nivel de Ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Formação de Educadores

Planos de Aula: sugestões de sequências de atividades consonantes com os Parâmetros Curriculares Nacionais

Referências

CONTI, Paolo. Curta metragem Minhocas. 2006. Disponível em: <http://www.curtanaescola.org.br/>. Acesso em: 29 abr. 2014.

CAMPELLO, Sheila. Arteduca: Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas. 2005. Disponível em:  <http://www.curtanaescola.org.br/>. Acesso em: 20 dez. 2014.meu ip




Nenhum comentário:

Postar um comentário